DICAS PARA LOJAS PEQUENAS

KK! Minha loja é pequena, e agora?

Uma loja pequena exige uma adequação melhor em seu layout. É necessário pensar de forma estratégica para aproveitar bem os espaços de exposição dos produtos e circulação do seu cliente.

Nem sempre será possível incluir tudo o que queremos em função dessa limitação, mas com estas 3 dicas BEM legais podemos te ajudar a resolver esta questão. Vamos lá?!

1º Dica: Divida bem o espaço

Fazer a divisão de áreas em uma loja pequena é um desafio e é muito importante que você acerte no layout.

O primeiro passo é você setorizar bem o interior da sua loja, procure colocar mix de produtos que são correlacionados mais próximos uns outros.

Loja Solly – Projeto de Restore India

Loja Ben Sherman – Projeto de Brinkworth

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pense na circulação do cliente no interior da loja e deixe um caminho pré-direcionado para que o fluxo de pessoas seja mais organizado.

Você pode utilizar peças modulares como estantes abertas, mesas, tablados ou bancos, para dividir o espaço. Por serem modulares são mais flexíveis, permitem mudanças de layouts e de exposição de produto.

Evite utilizar divisórias fixas como paredes de gesso, pois criam um bloqueio visual nada interessante para visualizar os produtos e limitam modulações de novos espaços.

Restaurante Milá – Design by Estudio Della Torre

2º Dica: Pense vertical

Uma alterativa para ganhar espaço de exposição dos produtos é pensar na vertical. Como assim?

Você pode explorar o pé direto da loja, ou seja, sua altura total. Dessa maneira você pode organizar seus produtos em vários níveis, pensando no uso de prateleiras ou em elementos que partem do piso ao teto, dando a sensação de um espaço maior.

Loja Story Sarona – Projeto de Dan Troim Arquitetura

Restaurante Bill’s, Londres

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Porém, é importante que essa ação estratégica de organização dos produtos do piso ao teto, seja feita de maneira a promover um visual atraente para o seu cliente. Procure pensar no produto que você vai expor nesse local, no volume que ele ocupa, e crie espaços diferentes. Você pode até inserir elementos como manequins, letreiros e imagens de comunicação visual, plantas e acessórios de modo geral para que fique mais interessante.

Visual Merchandising

3º Dica: Use camadas de iluminação

Quando o interior de uma loja é mal iluminado, pode prejudicar a visualização do produto, ou seja, o cliente vê mais não enxerga o que está exposto. E por isso você não consegue despertar o interesse de compra.

A iluminação é um item muito importante para qualquer tipo de loja, principalmente para lojas pequenas e trabalhar com camadas de iluminação é uma ótima dica para chamar a atenção ao produto. E o que é camadas de iluminação?

Nada mais é que trabalhar com diferentes meios para iluminar a sua loja. Você pode usar luminárias de piso, de forro, arandelas, pendentes, iluminação embutida no móvel.  Enfim, isso vai adicionar um toque de variedade na sua iluminação e garantir que o seu produto esteja bem iluminado.

Loja DENIMDENIM, Indonésia

 

Loja Arezzo – Projeto Conceito de @coletivobebo

Loja Fendi, Londres – Design by Curiosity

Espero que com estas 3 dicas você possa ter um ótimo ambiente em sua loja! Escreva para a KK e conte como foi a sua experiência seguindo estas orientações.

Lembrando que, se você quiser um atendimento personalizado, o KK Store Design realiza consultorias e projetos online para todo o Brasil. É só me mandar um e-mail para contato@kkstoredesign.com.br

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