TENDÊNCIA DO VAREJO PARA 2017

Oi meus queridos! Hoje o nosso papo é sobre tendências do varejo para 2017. Você, lojista, está ligado nas tendências do mercado? Você já sabe o que vai fazer para melhorar o desempenho da sua loja? Então confira as dicas do nosso post de hoje, siga e acompanhe nossas redes sociais e se inscrevam no nosso canal do YouTube.

No inicio do ano aconteceu NRF Retail’s Big Show em NYC e lá foram discutidos diversos assuntos relacionados ao varejo. Infelizmente eu não pude estar lá nessa feira, mas como varejo é o NOSSO negócio, eu sai pesquisando muito sobre esse assunto para acompanhar as novidades e trazer aqui pra vocês os pontos chaves dessa feira. E logo abaixo (no final)  eu deixei as fontes consultadas.

Segundo o presidente da NRF estamos vivendo um momento de ruptura. Hora de sair da Zona de conforto! Hora de se reinventar! Entre os tópicos dessa feira os destaques foram para o ponto de venda teatral, realidade aumentada, realidade virtual, celular no centro de tudo e inteligência artificial, mas pra mim o que mais chamou atenção foram 2 pontos em especial:

Primeiro ponto: FOCO NO FUNCIONÁRIO – valorização do vendedor.

O CEO da Macy’s (Terry J. Lundgren) comentou que o varejo vem mudando muito, mas que o grande vendedor não perdeu espaço. Uma empresa de sucesso é formada por pessoas de sucesso, por profissionais qualificados. É muito importante que nesse momento você invista em programas de capacitação para seu time.

Danny Meyer, CEO da Union Square Hospitality Group, diz ainda que fortalecer o time é fortalecer a sua empresa e a sua marca. Porque não adianta investir horrores em marketing e em tecnologia com um ponto de venda fraco, com um time desanimado e mal capacitado.

O consumidor de hoje está cada vez mais informado, ele não precisa mais sair de casa para consumir um produto, ele pode fazer isso no conforto do seu sofá. Então o que estimula o consumidor a sair de casa e ir até uma loja? É a busca por EXPERIÊNCIA o grande estimulador. Segundo Marcos Gouvêa de Souza, diretor-geral do Grupo GS& Gouvêa de Souza, “Robôs não vão proporcionar uma experiência de compra inesquecível. Só pessoas são capazes de fazer isso”.

Então nos direcionamos para o segundo ponto chave: Transforme a sua loja em um PONTO DE ENCONTRO.

Além de você ter uma loja com Design inovador, agradável, com visual merchandising alinhado, com uma equipe capacitada e cheia de energia, você precisa se preocupar em proporcionar uma experiência inesquecível para o seu cliente. A compra é apenas consequência. Danny Meyer comentou: ninguém precisa da gente! Será que a sua loja é importante para o seu cliente? Será que se hoje você fechar as portas as pessoas vão sentir falta de você?

Nosso consumidor de hoje tem diversas opções, tanto online quanto em lojas físicas, você precisa se preocupar em gerar uma marca no seu cliente. Algo que vai fazer com que ele se lembre de você e queira estar com você. Uma ótima opção é gerar uma marca em torno de uma ideologia. Um exemplo de uma empresa que faz isso muito bem é a Harley Davidson, outra é a Apple e até mesmo a Schutz que criou uma comunidade chamada de  Schutzlovers. A ideia é descobrir o ponto de conexão entre os seus clientes e promover o encontro dessas pessoas em torno de uma causa e não em torno de uma loja.

O seu foco não é mais no CLIENTE SATISFEITO!

Não?!

Não! Isso já era. O seu Foco agora é no cliente conectado emocionalmente!

Porque esse cliente defende a sua marca, ele cria mídia espontânea, ele vende o seu produto e veste a camisa da sua empresa. Por isso é tão importante valorizar o tipo de relacionamento e procurar ter maior engajamento com o seu público. De transformar a sua loja em um PONTO DE ENCONTRO.

E tem uma frase que pra mim foi muito marcante:

Tudo isso é questão de permanência no mercado e não de modismo!

Queridos, espero que vocês tenham gostado do nosso post de hoje! Deixe seu comentário aqui abaixo dizendo o que achou. Inscreva seu e-mail aqui, na nossa lista do Blog, para você não perder as informações e atualizações da nossa página.

Então, um bejio da KK pra todos e até o próximo post!

 

Fontes consultadas:

http://nrfbigshow.nrf.com/

http://onegociodovarejo.com.br/6-insights-da-nrf-2017/

http://sbvc.com.br/tendencias-varejo-nrf2017/

http://economia.estadao.com.br/noticias/releases-ae,cinco-tendencias-para-o-varejo-em-2017,70001656498

https://www.youtube.com/watch?v=hohOFJKWOlw


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