COMO A COR INFLUENCIA NA DECISÃO DE COMPRA DO SEU CONSUMIDOR

Oi Pessoal, tudo bem com vocês?

Hoje vamos falar um pouco sobre como a cor influencia na decisão de compra do seu consumidor. Vivemos em um momento de riqueza de conteúdo e informações, porém de déficit de atenção. “Como assim, KK?” Você já se viu na seguinte situação: Tv ligada, tela do computador aberta e WhatsApp na mão? Enfim, confesso que eu já fiz isso algumas vezes…rs. Mas o que eu quero dizer com isso é que atrair a atenção do seu consumidor está cada vez mais difícil, porque nos temos diversos produtos no mercado disputando essa atenção. Logo você deve procurar maneiras para se destacar e o uso eficaz das cores é um meio de ajudá-lo a captar a atenção do seu cliente.

Já existem estudos que comprovam que 84,7% dos consumidores acham que a cor é mais importante que muitos outros fatores ao escolher um produto e que 93% observam o aspecto visual para comprar. Outro dado importante é que as pessoas fazem um julgamento subconsciente sobre um ambiente ou produto dentro de 90 segundos e que 62% a 90% dessa avaliação é baseada somente em cores. A partir desses números é possível enxergar o quanto a cor é capaz de influenciar no poder de decisão do seu público.

Fonte: viverdeblog.com

Fonte: viverdeblog.com

  • Conheça a roda de cores e suas aplicações (color wheel):

A roda de cores ou color wheel é uma ferramenta muito útil para ajudar você a acertar na combinação das cores. O primeiro diagrama circular de cores foi desenhado por Sir Isaac Newton, em 1666. Basicamente ela é divida em cores quentes e frias. As cores quentes normalmente refletem paixão, felicidade, entusiasmo e energia. Já as cores frias refletem a sensação de calma e profissionalismo.

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E ainda podemos dividir as combinações de cores em 5 categorias básicas: complementares, análogas, triádicas, complementares divididas, dupla complementar ou tetraédicas. Essas categorias existem para te auxiliar a harmonizar as cores. Isso é muito importante, pois dessa forma você consegue mesclar duas ou mais cores diferentes sem medo de errar ou de criar uma composição agressiva aos olhos.

Fonte: zeroarts.com.br

Fonte: zeroarts.com.br

  • O poder das cores no seu negócio:

A cor tem um grande poder de influenciar o seu consumidor, pois ela pode mudar a percepção visual do ambiente da sua loja e do seu produto de modo positivo ou negativo. As cores podem estimular a compra, provocar excitação, tranquilidade ou desinteresse por seu produto. Por isso é muito importante você ter em mente que tipo de reação cada cor é capaz de provocar no seu público alvo.

O vermelho é usado em restaurantes para estimular o apetite, cria um senso de urgência, geralmente utilizado em liquidações e também atrai compradores impulsivos.

O amarelo é usado para prender a atenção nas vitrines, mostra clareza e é uma boa cor para ser utilizada em detalhes importantes.

O azul é usado para negócios corporativos porque é produtivo e não invasivo, cria um senso de segurança, promove confiança da marca, diminui o apetite e estimula a produtividade.

O laranja é usado para chamar atenção. Pode ser utilizado em liquidações porque prende a atenção do consumidor, também estimula os compradores impulsivos e passa a sensação de uma marca amigável, alegre e confiante.

O verde é associado a saúde, natureza e tranquilidade. Pode ser usado nas lojas para relaxar os clientes e é frequentemente usado para promover a questão ambiental.

O roxo é associado com realeza, sabedoria e respeito. Muito usado para produtos de beleza ou anti-idade. Representa uma marca, serviço ou produto criativo e inteligente.

Fonte: consumidoresdigitais.com.br

Fonte: consumidoresdigitais.com.br

Conhecendo bem o poder das cores grandes marcas atuam fortemente com o uso estratégico delas, pois reconhecem que a combinação correta influencia na aceitação da marca e também no faturamento. Veja o caso do Mc Donald’s. A combinação de cores (vermelho e amarelo) associado ao mascote tem como objetivo estimular o apetite, criar um senso de urgência (pois estamos falando de fast food), ser associado a otimismo, ânimo e energia.

Agora veja o exemplo abaixo. Trata-se de montagens semelhantes com o mesmo produto, mas com o plano de fundo diferente. Observe como a cor é capaz de mudar a percepção do produto e transmitir sensações diferentes para você.

Arte e criação: The Six and Five Studio

Arte e criação: The Six and Five Studio

Agora mais dois exemplos. O primeiro voltado para o setor de alimentação, logo você vai observar cores mais fortes e vibrantes contrapondo com um tom neutro para equilibrar o interior do ambiente. O segundo, apesar do toque divertido estimulado pelo conceito da marca, emprega o uso da cor azul que passa a sensação de um ambiente mais corporativo, tecnológico e inspira confiança.

Bolo ao forno assinado por Estúdio Jacarandá

Bolo ao forno assinado por Estúdio Jacarandá

AER Store assinado por Coordination Asia

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Então, beijo da KK para todos! Até o próximo Post!

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